Olá!

Muito obrigado por estar acessando. Espero que gostes do conteúdo que encontrares aqui. E se não gostares, estou aberto à críticas construtivas... Boa leitura!

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Ponto de vista


Hoje pela manhã vi alguns publicarem no face comentários criticando a reportagem do jornal O Informativo do Vale de hoje que fala a respeito de alguns sobreviventes do Holocausto que estiveram no vale, mais precisamente no Colégio Madre Bárbara palestrando na noite de ontem. Na verdade, não criticavam a reportagem como um todo, mas uma frase contida nela, a qual diz que “todos os alemães eram monstros na época”. Claramente nos parece algo arriscado de se afirmar, visto que sabemos que nem todos alemães concordavam com o regime nazista.
            Entendo perfeitamente que nós vejamos isso como um equívoco agora.  Mas voltemos 68 anos no tempo e coloquemo-nos no lugar do senhor Curtis Stanton (entrevistado na reportagem), que aos 14 anos foi enviado para Auschwitz e lá permaneceu por dois anos comendo o pão que o diabo amassou, vendo dezenas de milhares serem mortos e sem ter, no caso dele, ninguém para ajudar. Para ele, dentro dos muros do campo de concentração, todos os alemães eram, sim, monstros. É claro que havia alemães bons, como é o caso de Oskar Schindler, cujas ações em prol dos judeus foram eternizadas no filme A lista de Schindler. No entanto, precisamos entender que os judeus como o senhor Curtis não tiveram oportunidade de conhecer, na época, esses “alemães bons”.
            Portanto, o que quero dizer é que precisamos, antes de julgar se a afirmação é verdadeira ou não, entendê-la dentro do contexto correto. Imagine que tu tens 14 anos, és livre e vives com tua família. Num dia qualquer, tua família é separada de ti, tu és enviado para um lugar onde todos estão destinados a morrer e não há ninguém que possa te ajudar, pois no local onde tu te encontras, quem não está esperando pela morte, está esperando para matar! No entanto, tu consegues sobreviver. 68 anos depois do ocorrido, alguém pergunta pra ti se tu consideras o cara que ordenou essa matança (Hitler) um monstro. Tu respondes que todos do povo dele eram monstros na época. As pessoas que te ouvem responder sabem que isso não é totalmente verdadeiro. Mas infelizmente, o fato é que todas as pessoas que tu conheceste daquele povo agiram como monstros para contigo e teus semelhantes naquela época, dentro dos muros que te cercavam. Portanto, ninguém pode criticar a tua opinião, pois ela corresponde à realidade que tu conheceste. Trata-se de uma questão de ponto de vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário